sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exercício Lego 2.2: Refeito

Neste exercício foi solicitado o estudo da interação entre uma estrutura vazada e outra que se encaixa no vazio desta, analisando a relação de tensão entre o volume interno e externo.

Neste primeiro caso notamos que, embora haja uma tensão devido à altura, no conjunto ela não se mostra tão acentuada. Já o peso e dimensões acentuados no topo da estrutura dão a sensação de comprometimento do equilíbrio da mesma, gerando instabilidade.

Com um deslocamento do sólido externo em direção ao solo diminui-se a sensação de fragilidade da estrutura, como observa-se abaixo.

Abaixo temos um equilíbrio considerável do conjunto devido ao estabelecimento de uma simetria no sistema.

Nesta nova situação abaixo obtemos um equilíbrio maior no sistema devido à proximidade da estrutura externa ao solo. No entanto, nota-se uma acentuada tensão entre os sólidos, devido ao espaço mínimo que separa a parte externa do solo. Uma simples mudança angular de visualização da parte inferior do sistema pode nos dar a maior ou menor sensação de tensão.

Neste último caso, a estrutura externa adere à base, anulando a tensão anteriormente existente e promovendo um ótimo equilíbrio ao conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário