segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exercício 5: Sistema Construtivo

Este exercício consistiu-se na elaboração de uma maquete a partir de sua estrutura primária, seu esqueleto.

Então iniciou-se a sua construção a partir da criação de suas vigas e pilares, em perfis I e U. O material utilizado foi o papel hurley. Partindo do zero foram desenhadas e cortadas as peças com as quais seriam contruídas as vigas e os pilares.

Em seguida estes componentes foram unidos e colados, caracterizando os encaixes entre as vigas e colunas.  Utilizou-se como matriz indicatória uma folha com as marcações das posição dos pilares, com uma estrutura caracterizada por 6 módulos.  

No entanto ficou a critério de cada um montar a sua própria configuração da estrutura, desde que houvesse ampliação de no mínimo 1 módulo à estrutura de partida.

Abaixo a colocação das vigas auxiliares.

Abaixo estudos da configuração estrutural ainda não estabelecida. 


Colocação da estrutura de fixação da laje.


Abaixo a colocação da laje em si. Esta com certeza foi a parte mais demorada, em virtude da dificuldade de colagem, tendo havido a necessidade de colocar volumes pesados em cima da estrutura até a cola secar.
Um dos motivos que contribui para isso foi o material utilizado, que ao invés de papel pluma (que deixei para comprar na última hora e não achei nas imediações da minha moradia num sábado) acabou sendo o isopor. Outro material que tive que substituir pelo mesmo motivo foi a madeira balsa, conseguindo o efeito visual que esta resultaria com materiais cobertos com papel adesivo com textura de madeira.

Aqui começou-se a vedação da estrutura, com materias e paredes com aberturas para efeitos visuais já estudados anteriormente.


Estrutura já em fase avançada. Novamente dificuldades de fixação com a cola, exigindo muita paciência para esperar o tempo de secagem desta.

Enfim, a estrutura concluída.


Como um adicional decidi criar módulos de cobertura, que podem ser retirados da maquete, não havendo fixação. Abaixo uma série de imagens com os vários ângulos da maquete.






*O não encaixe exato destes módulos do telhado foi descuido de colocação na hora de bater as imagens, já que estes são móveis. Num próximo post junto com as fotos de efeitos de luz e sombra da maquete refarei estas com cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário